19ª Legislatura 2019 - 2022

Comunicação Rádio Web

Podcasts

22/01/2021 | 17:58
Conectado nas comissões_Alepa realiza reunião sobre as comemorações do Centenário de Paulo Freire.

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (CDHDC-Alepa), presidida pelo Deputado Carlos Bordalo, realizou na tarde desta terça-feira (19/01), por meio da plataforma Zoom, uma reunião com representantes da coordenação do "Centenário Paulo Freire". O objetivo do encontro virtual foi discutir e definir quais as medidas que o parlamento paraense tomará em decorrência do centenário do mais célebre educador da História do Brasil.

Na abertura dos trabalhos, o deputado Carlos Bordalo disse que Paulo Freire é um dos personagens mais notáveis na história da pedagogia mundial.

Reportagem e locução: Andrea Santos / Produção e dição: Aldo Cruz.


22/01/2021 | 15:51
Alepa é Notícia_Alepa acompanha vacinação contra a Covid-19

O Pará vive um momento histórico. Na manhã desta terça-feira, 19.01, a técnica de enfermagem Shirley Maia, 39 anos e mãe de 4 filhos, foi a primeira paraense a ser vacinada contra a Covid-19 no Estado. Ela atua na linha de frente de combate ao coronavírus, no Hospital de Campanha montado no Hangar, em Belém, há oito meses.

Reportagem e locução: Andrea Santos / Produção e dição: Aldo Cruz.


21/01/2021 | 13:23
Michele Begot ocupa a presidência da Alepa

Historicamente, homens e mulheres desempenham funções diferentes. Mas com o passar dos anos, mudanças ocorreram e ainda existem. As mulheres têm desempenhado cada vez mais papeis que ganham destaque dentro da sociedade. Prova disso é o número crescente de mulheres exercendo o trabalho dentro da política. No pleito de 2020, o Pará elegeu 27 mulheres para as administrações municipais.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a deputada Michele Begot ocupa a presidência da Casa até o dia 31 de janeiro. O processo ocorreu após a saída de Dr. Daniel e Renato Ogawa, atuais prefeitos de Ananindeua e Barcarena, respectivamente. Em 2018, a deputada Cilene Couto também ocupou a presidência da Alepa.

Reportagem e locução: Andrea Santos: Produção e edição: Aldo Cruz.


21/01/2021 | 10:53
Sancionada lei que suspende despejos e desocupações forçadas no Pará durante a pandemia

De autoria do Deputado Carlos Bordalo, o Governador Helder Barbalho sancionou no dia 14 de janeiro a Lei Nº 9.212/2021, que suspende ações de despejos, desocupações forçadas em imóveis privados ou públicos, urbanos ou rurais, que sirvam para moradia familiar no Estado do Pará durante a Pandemia da Covid-19.

O Projeto que gerou a Lei, é o de Nº 207/2020, que tem por objetivo evitar medidas que resultem em pessoas desabrigadas, bem como a proteção do direito à moradia adequada e segura durante o enfrentamento da pandemia do vírus. O deputado Carlos Bordado fala do projeto que deu origem a Lei.

Reportagem e locução: Andrea Santos / Produção e edição: Aldo Cruz.


15/01/2021 | 11:14
Debes realiza ação sobre a Campanha Janeiro Branco.

Janeiro Branco é a campanha voltada para a saúde mental e, com ela, vários alertas e cuidados que devem existir para evitar doenças mentais. O Departamento de Bem- Estar Social (DEBES), da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), promoveu na manhã desta quarta-feira (13.01), uma ação com o objetivo de intensificar os cuidados com a saúde mental, aos servidores da Casa Legislativa.

Durante a atividade, a equipe do Debes, formada por psicólogos, assistentes sociais, entre outros, recebia os servidores no Hall de entrada do Palácio da Cabanagem, e se direcionava também aos setores da Casa, para prestar orientação a respeito do tema.

Reportagem e locução: Andrea Santos / Prodção e edição: Aldo Cruz.


14/01/2021 | 11:18
Guardas de Nossa Senhora são valorizados através de Lei.

Assim como boa parte dos brasileiros, a Guarda de Nazaré está de luto. A pandemia da Covid-19 causou a morte de 25 guardas, e em torno de 150 foram contaminados. Pessoas que faziam parte de uma família, unida pelo amor e dedicação à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.

No auge da pandemia, no mês de março de 2020, foi baixada uma circular proibindo a presença dos Guardas na igreja. Alguns serviços retornaram, mas com redução do quantitativo de Guardas e restrições, assim como aconteceu no Círio. Mas em meio à tristeza, a Guarda de Nazaré tem o alento da valorização. Há dois anos, um reconhecimento os ajudou a serem vistos de uma forma diferente.

Em 14 de julho de 2019, foi publicada a Lei que declara a Guarda de Nazaré integrante do Patrimônio Cultural e lmaterial do Estado do Pará, nos termos do art. 286, da Constituição do Estado do Pará.

Reportagem e locução: Syanne Neno / Produção e edição: Aldo Cruz.


11/01/2021 | 10:09
Nova Mesa Diretora da Alepa contará com três deputadas.

As mulheres têm crescido em diversos campos de atuação. Uma conquista recente foi no pleito deste ano, em novembro. Foram eleitas, 27 mulheres para a gestão dos anos de 2021 à 2024. No Parlamento Estadual o número dessa conquista só aumenta. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), eleita no último dia 15 de dezembro, para o biênio de 2021 a 2022, terá três parlamentares.

Reportagem e locução: Andrea santos / Produção e dição: Aldo Cruz.


05/01/2021 | 15:01
Novos deputados assumem mandato legislativo

Assumiram as vagas de deputados estaduais José Maria Tapajós (PL) e Adriano Coelho (PDT), eles ocuparam as vagas deixadas por Renato Ogawa (PL) e Dr. Daniel Santos (MDB), ambos prefeitos eleitos e empossados nos municípios de Barcarena e Ananindeua, respectivamente.

 

Entrevistados:

Lúcio Vale (Vice-Governador do Estado)
Deputado José Maria Tapajós (PL)
Deputado Adriano Coelho (PDT)

 

Reportagem e locução: Andrea Santos / Edição: Raphael Guimarães


30/12/2020 | 10:00
Coral da Assembleia de Deus em Belém é homenageado na Alepa.

Com as medidas de proteção adotadas pelo Ministério da Saúde, que envolvem o uso de máscara, álcool em gel devido a pandemia da Civid-19, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou na manhã desta terça-feira (29), sua última Sessão Solene de 2020.

A solenidade foi em homenagem aos 94 anos do aniversário da fundação do primeiro coral da igreja Assembleia de Deus em Belém, e atendeu solicitação do deputado Raimundo Santos. A Sessão aconteceu no plenário Newton Miranda.

Reportagem e locução: Andrea Santos / Produção e edição: Aldo Cruz.


17/12/2020 | 19:40
Outorga do Mérito Cabanagem encerra ano legislativo com a presença do governador Helder Barbalho.

O período legislativo de 2020 foi encerrado na manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro com a sessão solene de outorga da medalha mérito cabanagem. a solenidade ocorreu no plenário Newton Miranda. a solenidade foi presidida, inicialmente, pelo presidente da casa, deputado dr. Daniel Santos.

A Comenda da "Ordem do Mérito Cabanagem" É outorgada à pessoas físicas ou jurídicas que realizaram relevantes serviços para a população do estado".

Reportagem e locução : Andrea Santos / Edição e produção : Aldo Cruz.


17/12/2020 | 11:50
Deputado Dr. Daniel faz discurso de despedida durante ultima Sessão Ordinária de 2020

Durante a última sessão deliberativa de 2020, que ocorreu no dia 15 de dezembro, o deputado, presidente da Alepa, Dr. Daniel, fez seus agradecimentos à casa legislativa.

 

Entrevistado:

Deputado Dr. Daniel (MDB)


Reportagem: Andrea Santos / Edição: Raphael Guimarães


16/12/2020 | 13:23
Deputados torcem pelo acesso de Remo e Paysandu no campeonato brasileiro.

Neste domingo, 20.12, Remo e Paysandu se enfrentam pelo quadrangular final da série C do campeonato brasileiro. As duas maiores forças do futebol paraense disputam, com dois outros times ( Ypiranga- RS e Londrina-PR), duas vagas para a série B do ano que vem. Com o acesso, os clubes irão ganhar, cada um, 8 milhões de reais pelos direitos de transmissão de seus jogos, e voltarão a um degrau de maior prestígio no futebol nacional. O Paysandu não disputa uma série B há dois anos. Já o Remo, desde 2007.

Mesmo vestindo tons de azul diferentes, os deputados Martinho Carmona ( MDB) e Marinor Brito ( PSOL) estão na torcida por Remo e Paysandu, e apostam no acesso. Apesar das paixões distintas, os deputados têm em comum a identificação com o esporte e a valorização do futebol em suas gestões públicas.

Reportagem e locução: Syanne Neno / Produção e edição: Aldo Cruz.


Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: [email protected] | Sistemas

Todos os Direitos reservados | 2020