Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Bordalo apresentou 110 propostas na Alepa contra covid-19

13/01/2021 11h01 - Atualizada em 13/01/2021 11h38
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo

O ano de 2020 foi atípico, o mundo entrou em um contexto de emergência sanitária causado pela pandemia do novo Coronavírus. O mandato foi essencial no trabalho pelo Estado do Pará para amenizar os danos de um vírus que desestabilizou o mundo.

O deputado Bordalo apresentou 114 proposições na Assembleia Legislativa do Estado Pará (Alepa) e dentre elas 110 matérias entre Projetos de Lei, Moções e Requerimentos direcionados a conter a propagação do vírus.

A Lei 9.051/2020 foi homologado a partir do Projeto de Lei nº 101/2020 de autoria do parlamentar, no qual passa a ser obrigatória a utilização de máscaras de proteção por todos os cidadãos e cidadãs do Estado do Pará. Devem ser usadas ao transitar em vias e logradouros públicos e no interior de veículos coletivos e individuais.

O deputado Bordalo ainda apresentou requerimento ao Governo do Estado solicitando a decretação de lockdown na cidade, visto que a Região Metropolitana de Belém (RMB) se tornou um epicentro de disseminação do vírus.

Por meio da Moção 131/2020 o parlamentar ainda sugeriu a realização de estudos para que o Governo do Pará avalie a possibilidade de complementar a renda mínima emergencial das famílias paraenses.

Além de proposições para desinfecção e limpeza diária do transporte público, acolhimento e garantia de direitos dos profissionais da saúde, amparo de pessoas em situação de rua, entre outras medidas.

Todos os projetos constam no Balanço do Mandato – 2020 e reúne detalhadamente todas as proposições apresentadas e aprovadas ao longo do ano e também traz na íntegra todas as lives produzidas com a participação de importantes personalidades de diversos campos da esfera nacional e regional para tratar a respeito da pandemia.

Café com Bordalo

2020 também foi o ano de se reinventar e para continuar próximo da população falando da atuação no legislativo paraense e debater sobre a situação do Brasil e do mundo no contexto da pandemia o deputado Bordalo realizou uma série de lives, denominada de Café com Bordalo.

Foram produzidos 51 vídeos ao vivo, com transmissão no Youtube e Facebook do parlamentar, com retransmissões pelas páginas do Facebook do PT Pará, Frente Brasil Popular, MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, formando uma rede virtual de comunicação da esquerda.

O Café com Bordalo debateu temas importantes à sociedade paraense como: direitos humanos, cuidados com pessoas com deficiência, agricultura familiar, soberania alimentar, fake news, ameaça à democracia, desenvolvimento nacional, direitos trabalhistas, crise política entre outras pautas relacionadas ao contexto da pandemia do novo coronavírus.

Com essa diversidade de assuntos factuais e complexos Bordalo contou com a participação de importantes personalidades de diversos campos da esfera nacional e regional, como a jurista e subprocuradora Deborah Duprat, a presidenta da Fetagri-PA Ângela de Jesus; ex-ministras do governo da presidenta Dilma Rousseff, Miriam Belchior e Tereza Campello, o gestor da Seaster-PA Inocêncio Gasparim, os deputados Beto Faro e Edmilson Rodrigues, o cientista político Emir Sader. Além de jornalistas, dirigente nacionais de movimentos sociais, vereadores e prefeitos de municípios do Pará.

O espaço acolheu também artistas paraenses e teve a participação de Alan Carvalho, Ronaldo Silva, Gisele Griz, Fabrício dos Anjos, Railídia Carvalho e o violinista Paulo Godoy. A pandemia paralisou atividades que tinham como esteio o grande público em espaços que não puderam mais ser abertos como teatros, casas de show, bares e restaurantes.

 

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019