Dep Fábio Freitas

Deputado Estadual - REP

Notícia

Alepa institui 10 de novembro como Dia Estadual do Capelão

21/05/2020 9h53 - Atualizada em 21/05/2020 11h00
Por Paula Portilho - Assessoria Dep Fábio Freitas

A partir deste ano, a data de 10 de novembro passa a ser celebrada como o Dia Estadual do Capelão, por meio da aprovação do Projeto de Lei 232/2019 em sessão nesta quarta-feira (20.05) realizada de forma remota pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que institui a data considerando a importância dos serviços de capelania para a sociedade, com inclusão no calendário oficial do Estado. O PL é uma iniciativa do líder do Republicanos no Parlamento, deputado estadual Fábio Freitas.


Em sua justificativa, o parlamentar destacou como exemplo os trabalhos da Associação Beneficente de Capelania Social (Abecas) que desenvolve atividades de resgate e ressocialização de dependentes químicos e moradores de rua, promoção de cursos de capacitação, segundo os princípios realizados pelo capelão dentro da prioridade social.

 

"Como capelão da Abecas, conheço a importância dos trabalhos da capelania. E nesse momento de pandemia, a Abecas tem feito um excelente trabalho em prol das pessoas. Com essa data, anualmente, vamos ter a oportunidade de lembrar e honrar os capelães desse Estado", reiterou Fábio Freitas, que também é capelão internacional pela International Voluntary Chaplaincy Service (IVCS).

 

O papel fundamental do Capelão é cuidar e zelar pela saúde espiritual da sociedade, levando o consolo espiritual e ajudando materialmente o necessitado.

De acordo com o pastor capelão Janildo Monteiro, que preside a Associação beneficente de Capelania Social (Abecas Internacional), o Pará conta atualmente com 7 mil capelães e o reconhecimento pelo Parlamento Estadual é muito importante. "Na sociedade paraense os capelães da Abecas atuam de forma voluntária em diversas frentes de trabalho. Atendemos a moradores de rua e ribeirinhos doando alimentos e roupas. Em hospitais da rede públicos e particulares atendendo as pessoas enfermas, levando uma palavra de esperança. E também atuamos nas casas penais do Estado, ministrando cursos profissionalizantes aos internos, além de consolo espiritual. O reconhecimento pela Alepa, instituindo o Dia do Capelão Paraense, é justo pois há 10 anos os capelães vêm atuando de forma significativa em prol das pessoas necessitadas e que se encontram em risco de vulnerabilidade social. Parabéns ao deputado Fábio Freitas por essa iniciativa", disse o presidente da Abecas.

 

 

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II


Telefone: (91) 3213-4358

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019