19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Enfermeiros comemoram aniversário da Escola de Enfermagem Magalhães Barata

04/11/2019 17h11 - Atualizada em 04/11/2019 17h17
Por Dina Santos - AID - Comunicação Social

Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem

Os 75 anos de fundação da Escola de Enfermagem Magalhães Barata foram comemorados com uma Sessão Solene na tarde desta segunda-feira (04.11) na Assembleia Legislativa, pedida pelo deputado estadual Fábio Freitas. "O objetivo é valorizar e reconhecer a importância da Escola de Enfermagem nesses 75 anos de atividades educacionais, contribuindo para a formação de profissionais na área de saúde", ressaltou Fábio Freitas.

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata foi fundada em 11 de novembro de 1944, com o objetivo de formar profissionais para atuarem no esforço de guerra.

A Sessão contou com o reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Rubens Cardoso da Silva; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Daniele Cruz Rocha; a diretora da Escola e coordenadora de graduação em enfermagem da UEPA, Margareth Bittencourt; a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Hilma Pastana Ferreira; o representante do Conselho Federal de Enfermagem, Antônio Marcos Gomes; a enfermeira Alzira Reinaldo, representando os professores aposentados da escola; e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Pará, Antônia Trindade.

A diretora da escola, Margareth Bittencourt, enalteceu o pioneirismo da Escola de Enfermagem Magalhães Barata. "São 75 anos de formação dos profissionais de saúde que estão mais próximos da população. Essa história será registrada em um e-book que lançaremos para marcar a data", anunciou.

Daniele Rocha destacou que, "dos 12.960 enfermeiros registrados no Conselho Regional de Enfermagem do Pará, mais da metade são egressos da Escola Magalhães Barata. Nesta data, devemos relembrar nossas raízes e comemorar", afirmou.

O representante do Conselho Federal, Antônio Marcos Gomes, também enalteceu a instituição. "Ela representa a história de muitos de nós, por isso não devemos esquecer das transformações que essa escola nos proporcionou em conhecimentos. Pode ser antiga, não ter a estrutura que gostaríamos, mas temos os melhores professores e a melhor escola", garantiu.

O reitor Rubens Cardoso da Silva lembrou que dos 126 cursos mantidos pela UEPA, cinco são de enfermagem, em Belém e no interior."Pelo significado especial, o envolvimento e comprometimento de todos que atuam na instituição durante esses anos, é importante comemorar esse aniversário de 75 anos", destacou.

Comendas – Durante a Sessão Solene, foram entregues comendas de Homenagem Especial da Alepa a 21 personalidades ligadas à enfermagem: foram agraciados 8 professores aposentados, 10 professores ainda na ativa, dois ex-alunos e o reitor da UEPA.

Legislação – Está em tramitação no Senado o Projeto de Lei n° 2295/2000, do Senado Federal, que trata do estabelecimento da jornada de 30 horas semanais para os enfermeiros, em trâmite no Congresso há mais de 19 anos, e que, se aprovado, irá beneficiar os mais de dois milhões de profissionais do país.

Em agosto, a Câmara dos Deputados lançou duas frentes parlamentares: a Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. No Ato, deputados federais e estaduais, estudantes, profissionais e representantes de sindicatos da categoria pediram melhorias e mais valorização para a profissão.

O deputado Fábio Freitas participou do lançamento e acompanha a tramitação do projeto em Brasília. Na Assembleia Legislativa, ele apresentou um Projeto de Indicação ao Poder Executivo para a redução da jornada de trabalho para a categoria no âmbito estadual e que foi aprovado pelo parlamento no primeiro semestre deste ano.

 

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: [email protected] | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019